domingo, 29 de setembro de 2019

Miúdos a votos 2019-2020


Já foi publicada a lista dos livros para a 2ª fase do Concurso "Miúdos a Votos


2ª Fase


O que acontece durante a campanha eleitoral?

Em cada escola, os alunos que queiram fazer campanha por um livro inscrevem-se junto do professor bibliotecário ou do professor responsável pela iniciativa na escola. A organização das inscrições, as ações de campanha e o calendário da campanha eleitoral serão da responsabilidade da biblioteca escolar ou do professor responsável. Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo dentro da sala de aula (equivalente a uma sessão de esclarecimento), na biblioteca escolar ou na sala de alunos (equivalente a um comício), nas redes sociais e meios digitais da escola (equivalente a tempo de antena) ou através de cartazes afixados na sala de aula, na biblioteca ou noutro local público da escola. Poderão também organizar debates entre vários candidatos e desenvolver outro tipo de material de propaganda, como autocolantes, pins, folhetos, etc.

A campanha tem o seu início a 3 de fevereiro e termina a 13 de março de 2020. O dia de reflexão será o dia 16 de março de 2020.

A votação decorrerá no dia 17 de março de 2020.

 As eleições devem decorrer preferencialmente na biblioteca da escola ou num lugar de fácil acesso a todos os alunos. O horário e o local de votação deverá ser tornado público atempadamente a todos os alunos da escola. Deverá haver uma urna de voto, para que se faça o escrutínio dos votos do 2.º ciclo.

 Este processo eleitoral decorrerá segundo as regras de umas eleições políticas. 

1ª Fase

Que livros se “apresentam” a estas eleições?

Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podem ser candidatos.
A escolha dos livros candidatos que concorrerão a estas eleições será realizada pelos alunos, até 31 de outubro de 2019, através do preenchimento do formulário disponível na Biblioteca Escolar.
Os alunos devem indicar o título completo do livro e o nome do seu autor. Cada aluno só pode fazer uma nomeação.
Esta fase corresponde à apresentação de candidaturas.

Como se saberá quais são os livros candidatos?

A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, será constituída uma lista final nacional, por cada ciclo/ nível de ensino, dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março de 2020.

 As listas serão tornadas públicas a 28 de novembro de 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário